sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Notas da Sinfonia

Tadinho do meu blog... anda tão abandonado.....
Tenho estado muito ocupada por causa do trabalho e nem tenho tido tempo de me aprofundar nos meus pensamentos e sentimentos. A vida faz a gente ficar um tanto reativa não é?
Sinto muita falta de elaborar melhor minhas ideias, de refletir sobre o que leio, sobre as conversas com pessoas inteligentes.
Mas uma ideia me surge agora.
Recebi de um amigo um texto, uma reflexão sobre os diversos tipos de seres existentes: o texto é relativamente longo, mas vou resumir: começa falando sobre o vento que é apenas a expressão da energia, que de certa forma pode ser traduzida como "vida". Depois, os animais que são reféns dos seus instintos, não possuem liberdade para escolher como agir pois não compreendem as leis que regem suas vontades. A seguir passa para o homem que, ao contrário dos animais, consegue abstrair e se ver de fora, analisa seus instintos e consegue compreender melhor a sua existência e tem a liberdade de escolher como agir (livre-arbítrio). Em seguida vem um anjo que representa o meio do caminho da evolução entre homem e Deus. Nem preciso dizer que, ao refletir sobre Deus, o texto termina concluindo que todos somos partes necessárias de um universo, dirigido com harmonia tal qual uma sinfonia que possui notas mais altas e notas mais baixas na escala da evolução.
Achei muito interessante.
Esse texto me fez pensar numa questão que tem me deixado bastante incomodada ultimamente: a educação, o berço. Tenho encontrado pessoas muito diferentes na escala da "evolução educativa". Mas infelizmente as menos evoluídas parecem ser a maioria. Tive a infelicidade de topar com um exemplar da espécie recentemente. Um sujeito que só olha o próprio umbigo, acha que o mundo conspira contra ele, que não é responsável, confiável, não é sério, muito menos educado. Trata as pessoas com ironia, fala mal pelas costas, "se acha". Que deselegância! E ainda por cima se propõe a tratar com pessoas, ter uma equipe sob seu comando. Quanta pretensão! Todos se afastam dele, e com razão. Não vou ficar falando desse infeliz. Ele ainda tem muito a evoluir e isso só vai ocorrer se ele se der conta de que precisa melhorar para conseguir sobreviver decentemente no meio das pessoas. Hoje vi na TV uma reportagem sobre o mal que um chefe pode causar nos seus subordinados. Vai desde problemas cardíacos, depressão, insônia e muitos outros. Por que será que a ganância e a vaidade e seja lá o que mais, têm de falar mais alto?
A gente tem de se acostumar e respeitar a diversidade, mas às vezes é difícil pensar como no texto que li, segundo o qual pessoas assim também são necessárias para formar o conjunto das notas da sinfonia do universo... São os anti modelos, que não deixam de ser modelos de alguma coisa. Eu hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário